Skip to main content

Com uma contribuição de 2/3 do PIB global e empregando a maioria da força de trabalho em todo o mundo, as empresas familiares desempenham um papel crucial na economia. Uma pesquisa realizada pela Global Nextel 2022, é o estudo mais extenso sobre a próxima geração de líderes de famílias empresárias, que esta instituição já realizou. https://www.pwc.com.br/pt/estudos/setores-atividade/pcs/2022/pesquisa-nextgen-2022.html

A pesquisa mostra que existe um objetivo comum nas novas gerações em impulsionar o crescimento para garantir a estabilidade dos #negócios da família.

“O negócio precisa crescer 10% a cada dois ou três anos de forma orgânica, por diversificação ou investimento de impacto, para atender aos interesses da família.” – #pwcbrasil .

Importante garantir que a empresa esteja em crescimento e evolução constantes, com planos e estratégias a longo prazo que possam sustentar a empresa para as próximas gerações. Aqui, existe a relevância de uma #liderança forte e uma cultura organizacional sólida que possa impulsionar o #negócio e garantir sua competitividade.

Desafios como conflitos de interesse e dificuldade em separar as relações familiares caracterizam os negócios de família. Para este degrau, a #governança familiar é um divisor de águas quando bem estruturada e alinhada às expectativas dos envolvidos. Estabelecer um conjunto de regras claras que possam guiar nas tomadas de decisão e praticar os combinados é um caminho limpo para evitar conflitos e criar uma comunicação transparente e aberta, priorizando a harmonia nas relações. Necessário que haja escuta e espaço para a fala.

Ouvida e não silenciada.

“67% dos nextgen brasileiros dizem que suas empresas familiares têm um plano de sucessão em vigor.” – PWC.

O tema #sucessão ainda é percebido com entraves por muitos fundadores. As novas gerações encontram dificuldades em assumir papeis de liderança em um ambiente altamente conservador e que ainda valoriza práticas já ultrapassadas. O olhar para a inovação e abertura à escuta da nova geração precisa ser lapidada e vista como necessária à nova fase que a #empresafamiliar irá enfrentar.

“Conquistar a confiança da geração atual e demonstrar que o negócio vai prosperar sob seu comando exigirá trabalho. O mundo está mudando e as técnicas de negócios do passado não bastam.”- sócia da PWC, Helena Petribu Rocha. 

Já com olhos no futuro, a nova geração vislumbra um caminho mais sustentável e com foco nas ações relacionas ao tema #ESG. No Brasil, 75% das novas gerações acreditam que as empresas familiares têm uma oportunidade única de liderar práticas sustentáveis nos negócios. Um tema amplo que merece olhares da atual gestão. Mas isso é assunto para outro artigo! 

Ronaldo Berhens

Sócio ABC Consult | PHD. PXLeader