Skip to main content

Liderança eficaz é um dos pilares que viabilizam a continuidade e o sucesso das famílias empresárias.

o Brasil, empresas com esta característica representam uma parcela significativa do mercado e sua sobrevivência, muitas vezes, depende da capacidade de preparar sucessores aptos a enfrentar os desafios que a modernidade entrega. Segundo um estudo da PwC, apenas 15% das empresas familiares chegam à terceira geração. 

Um outro relatório, “NextGen 2022”, também da PwC, aponta que 70% dos herdeiros das empresas familiares reconhecem a necessidade de adquirir novas habilidades para liderar eficientemente. Este cenário exige que as famílias empresárias invistam em programas de desenvolvimento de liderança que preparem seus sucessores para lidar com complexidades crescentes.

Exemplos inspiradores de liderança e sucessão podem ser encontrados em grandes empresas brasileiras. Um deles é o Grupo Algar, que desde cedo envolve seus sucessores nos processos decisórios e lhes proporciona experiências práticas em várias áreas da empresa. “Dentro do conceito de governança familiar, o grupo Algar possui o Conselho de Sócios formado por acionistas e descendentes diretos. Ao todo, nove membros são dedicados pela estratégia de gestão da propriedade. Para garantir desenvolvimento dos acionistas e herdeiros, a Família Garcia conta com a Academia de Acionistas, que assessora o Conselho da Família, e também o Comitê de Educação, que é responsável por acompanhar, elaborar diretrizes e incentivar a formação dos familiares.” Fonte: G1.

Esse envolvimento tem sido crucial para o sucesso do negócio e para a manutenção de sua cultura organizacional.

Outro exemplo notável de preparação e desenvolvimento é a Fundação Dom Cabral (FDC), que recentemente foi classificada entre as 10 melhores escolas do mundo no ranking de Educação Executiva 2024 do Financial Times. A FDC é reconhecida por sua excelência em programas de desenvolvimento de liderança e sucessão e temos o orgulho de mencionar que os sócios da ABC também ministram aulas nesta instituição, contribuindo para a formação de líderes empresariais de alto nível.

Para garantir uma transição de liderança bem-sucedida, as empresas familiares podem seguir algumas estratégias:

1. Desenvolvimento de habilidades de liderança

Esses programas devem ser abrangentes, focando não apenas nas habilidades técnicas, como nas competências emocionais e interpessoais. Segundo o artigo “Liderando o Sistema da Família Empresária: É Preciso uma Aldeia”, da Cambridge Family Enterprise Group, criar uma aldeia de mentores e conselheiros ao redor dos sucessores pode ser um diferencial estratégico. Leia mais aqui.

2. Planejamento estruturado de sucessão

Esse processo deve incluir a identificação precoce de possíveis sucessores, a avaliação contínua de suas habilidades e a oferta de oportunidades de desenvolvimento. O estudo da PwC destaca que empresas que adotam um planejamento de sucessão estruturado têm mais chances de sobrevivência a longo prazo. Leia mais em “Pesquisa Global NexGen 2022 – Competência e ousadia para liderar em tempos incertos”.

3. Fomentar a inovação e a adaptabilidade

As próximas gerações devem estar preparadas para impulsionar a inovação e se adaptar rapidamente às mudanças do mercado. O estilo de liderança transformador, como mencionado em um artigo da Forbes – leia mais aqui – é uma característica marcante nas empresas familiares de sucesso. Este estilo promove a criação de um ambiente de trabalho que incentiva a criatividade e a inovação.

4. Comunicação efetiva

O diálogo contínuo sobre expectativas, valores e objetivos pode ajudar a alinhar a visão da família com a estratégia empresarial. A capacidade de expressar os anseios e estabelecer alinhamentos de expectativas entre os membros de famílias empresárias frequentemente enfrenta obstáculos que restringem demandas legítimas, dificultando a eficácia da comunicação. Além disso, é comum que essas discussões ocorram em ambientes que não propiciam um diálogo construtivo. Assista um de nossos episódios sobre “Diálogo aberto: como espaços para a comunicação apoiam a governança e a sucessão familiar”, por Ronaldo Behrens, em uma de suas aulas para a FDC – estando no ranking de Educação Executiva 2024 do Financial Times, entre as 10 melhores escolas

5. Consultoria e mentoria externa

Trazer conselheiros externos pode oferecer uma perspectiva imparcial e ajudar a navegar pelas complexidades do processo de sucessão. Eles podem fornecer insights valiosos e ajudar a implementar as melhores práticas de mercado.

A liderança e sucessão em empresas familiares são desafios complexos, no entanto, essenciais para a continuidade e sucesso a longo prazo. Preparar as próximas gerações com habilidades necessárias, investir em programas de desenvolvimento de liderança e adotar um planejamento estruturado são passos fundamentais. Empresas que enfrentam esses desafios de frente, com uma abordagem estratégica e inovadora, estão mais bem posicionadas para prosperar.

Prepare sua empresa hoje para os desafios de amanhã. Uma liderança forte e uma sucessão bem planejada são os alicerces para um futuro promissor. Invista tempo e recursos para desenvolver as habilidades e capacidades necessárias nas próximas gerações e conte com a orientação de conselheiros para garantir uma transição suave e bem-sucedida.

Maria Clara

Advogada ABC