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Gestão do Patrimônio
e da Riqueza

Gestão Financeira e de Investimentos

  • Projetar, implementar, monitorar e ajustar planos de investimento
  • Projetar e implementar planos financeiros (fiduciário, offshore e outros)
  • Desenvolver estratégias de curto e longo prazo para gestão integrada de patrimônio financeiro
  • Monitorar e ajustar a gestão de longo prazo de acordo com novas metas e propósitos
  • Aconselhar sobre questões financeiras
  • Explicar de maneira clara conceitos e processos financeiros e tributários
  • Envolver os clientes nas questões ligadas a finanças comportamentais para cumprir metas e objetivos
  • Gerenciar conflitos de interesses
  • Detectar, entender e propor soluções para excesso de gastos ou suporte financeiro entre gerações

Planejamento Patrimonial e Tributário

  • Conduzir discussões produtivas sobre planejamento imobiliário e outras questões legais
  • Coordenar e colaborar com o trabalho de advogados, contadores, curadores, agentes de seguros e outros consultores
  • Apoiar no planejamento e gerenciamento tributário relativos á transferência de riqueza
  • Ajudar na definição e implementação de estratégias de planejamento imobiliário
  • Identificar questões relevantes de consultoria patrimonial
  • Esclarecer os beneficiários sobre as diversas questões envolvidas
  • Explicar de maneira clara questões e riscos jurídicos e de planejamento imobiliário, dentro e entre jurisdições
  • Antecipar e implementar procedimentos de gerenciamento de risco para incapacidade mental (potencial ou real), sempre em conjunto com a família
  • Discutir com famílias multi-geracionais questões e caminhos relacionados ao aumento da longevidade

Governança Corporativa (ESG)

  • Identificar padrões de governança / tomada de decisão e implementar melhorias necessárias
  • Avaliar, explicar e implementar melhorias ou ajustes nos processos de comunicação, tomada de decisão, negociação e gestão de conflitos
  • Explicar desafios e pontos críticos na resolução de problemas e avanços em processos
  • Identificar e avaliar padrões dos negócios da empresa familiar
  • Auxiliar no desenvolvimento de políticas e governança
  • Envolver especialistas em governança, negociação e comunicação para apoiar a tomada de decisão em situações complexas
  • Colaborar na criação de sistemas e procedimentos de aprendizagem como parte da governança

Gerenciamento de Riscos

  • Identificar junto aos clientes os fatores que orientam a avaliação e preparação de riscos

    Avaliar os riscos apresentados por situações familiares e estratégias de planejamento imobiliário e produzir estratégias de gerenciamento de riscos

    Auxiliar no desenvolvimento de abordagem integrada para compreensão e gerenciamento dos riscos

    Colaborar no gerenciamento de riscos digitais, incluindo políticas e procedimentos de mídias sociais e segurança cibernética

    Participar junto a outros colaboradores na gestão de riscos de ativos tangíveis e intangíveis

    Desenhar uma matriz de riscos mais abrangente, incluindo Familiares, Holding e Negócios Operacionais

Gestão do Relacionamento
da Família

Saúde e Bem-Estar

  • Auxiliar no gerenciamento de problemas de saúde e incapacidade, bem como indicar encaminhamento para profissionais de cuidados apropriados
  • Interagir com times jurídicos, financeiros, pessoas de confiança e profissionais de saúde para garantir atendimento, gerenciar riscos e coordenar planejamento e tomadas de decisões em situações que comprometam o indivíduo, empresa ou família
  • Respeitar confidencialidade e privacidade ao lidar com sistemas jurídicos, financeiros e de saúde no que tange ao compartilhamento e divulgação de informações
  • Estimular e facilitar atividades de saúde e bem-estar para os membros da família empresária

Gestão do Legado e Filantropia

  • Definir impactos e facilitar discussões sobre valores, tolerância ao risco em investimentos beneficentes, paixões e interesses
  • Definir metas de impacto e orientar sobre estratégias para alcançá-las
  • Discutir opções de veículos assistenciais
  • Facilitar o apoio profissional às estratégias definidas
  • Fomentar e liderar discussões sobre o tema em todos os níveis da família

Desenvolvimento de Lideranças e de Gerações

  • Ajudar a desenvolver características psicológicas e habilidades relevantes para todos os membros da família, em especial a Geração Ascendente
  • Estimular e organizar o compartilhamento transparente e eficaz de informações sobre patrimônio e outros, entre as gerações
  • Orientar consultores para aconselhamento de carreira, acadêmico e avaliação pessoal, em especial para a Geração Ascendente
  • Colaborar com a formação financeira da família
  • Facilitar a criação de processos familiares de aprendizagem

Dinâmica do Relacionamento Familiar e do Processo de Decisão

  • Estar atento às dinâmicas familiares
  • Estimular conversas sobre temas espirituais, religiosos e/ou sobre valores que afetam a coesão e os objetivos da família empresária
  • Colaborar na elaboração de um genograma (árvore genealógica gráfica) que indique os principais relacionamentos
  • Colaborar com outros consultores que impactem a dinâmica familiar
  • Planejar e facilitar reuniões familiares
  • Orientar e colaborar com membros da família empresária em momentos de transição
  • Elucidar sobre atitudes estereotipadas envolvendo riscos e outras questões de ajuste de riqueza
  • Ser flexível para acomodar fatoreis culturais ou transculturais
  • Avaliar e auxiliar em relação a questões financeiras e patrimoniais

Planejamento Sucessório

  • Auxiliar no planejamento da sucessão/transição, tanto dos negócios quanto da Família
  • Avaliar e implementar, com auxílio de consultores quando necessário, programas de liderança e desenvolvimento executivo
  • Desenvolver programas para definir, avaliar e promover competências dos membros da Geração Ascendente com potencial para cargos de liderança
  • Manter conversas desafiadoras que facilitem as transições e permitam o envolvimento de outras pessoas em posições de liderança