Gestão Financeira e de Investimentos
Gestão do Patrimônio
e da Riqueza
- Projetar, implementar, monitorar e ajustar planos de investimento
- Projetar e implementar planos financeiros (fiduciário, offshore e outros)
- Desenvolver estratégias de curto e longo prazo para gestão integrada de patrimônio financeiro
- Monitorar e ajustar a gestão de longo prazo de acordo com novas metas e propósitos
- Aconselhar sobre questões financeiras
- Explicar de maneira clara conceitos e processos financeiros e tributários
- Envolver os clientes nas questões ligadas a finanças comportamentais para cumprir metas e objetivos
- Gerenciar conflitos de interesses
- Detectar, entender e propor soluções para excesso de gastos ou suporte financeiro entre gerações
Planejamento Patrimonial e Tributário
- Conduzir discussões produtivas sobre planejamento imobiliário e outras questões legais
- Coordenar e colaborar com o trabalho de advogados, contadores, curadores, agentes de seguros e outros consultores
- Apoiar no planejamento e gerenciamento tributário relativos á transferência de riqueza
- Ajudar na definição e implementação de estratégias de planejamento imobiliário
- Identificar questões relevantes de consultoria patrimonial
- Esclarecer os beneficiários sobre as diversas questões envolvidas
- Explicar de maneira clara questões e riscos jurídicos e de planejamento imobiliário, dentro e entre jurisdições
- Antecipar e implementar procedimentos de gerenciamento de risco para incapacidade mental (potencial ou real), sempre em conjunto com a família
- Discutir com famílias multi-geracionais questões e caminhos relacionados ao aumento da longevidade
Governança Corporativa (ESG)
- Identificar padrões de governança / tomada de decisão e implementar melhorias necessárias
- Avaliar, explicar e implementar melhorias ou ajustes nos processos de comunicação, tomada de decisão, negociação e gestão de conflitos
- Explicar desafios e pontos críticos na resolução de problemas e avanços em processos
- Identificar e avaliar padrões dos negócios da empresa familiar
- Auxiliar no desenvolvimento de políticas e governança
- Envolver especialistas em governança, negociação e comunicação para apoiar a tomada de decisão em situações complexas
- Colaborar na criação de sistemas e procedimentos de aprendizagem como parte da governança
Gerenciamento de Riscos
-
Identificar junto aos clientes os fatores que orientam a avaliação e preparação de riscos
Avaliar os riscos apresentados por situações familiares e estratégias de planejamento imobiliário e produzir estratégias de gerenciamento de riscos
Auxiliar no desenvolvimento de abordagem integrada para compreensão e gerenciamento dos riscos
Colaborar no gerenciamento de riscos digitais, incluindo políticas e procedimentos de mídias sociais e segurança cibernética
Participar junto a outros colaboradores na gestão de riscos de ativos tangíveis e intangíveis
Desenhar uma matriz de riscos mais abrangente, incluindo Familiares, Holding e Negócios Operacionais
Gestão do Relacionamento
da Família
Saúde e Bem-Estar
- Auxiliar no gerenciamento de problemas de saúde e incapacidade, bem como indicar encaminhamento para profissionais de cuidados apropriados
- Interagir com times jurídicos, financeiros, pessoas de confiança e profissionais de saúde para garantir atendimento, gerenciar riscos e coordenar planejamento e tomadas de decisões em situações que comprometam o indivíduo, empresa ou família
- Respeitar confidencialidade e privacidade ao lidar com sistemas jurídicos, financeiros e de saúde no que tange ao compartilhamento e divulgação de informações
- Estimular e facilitar atividades de saúde e bem-estar para os membros da família empresária
Gestão do Legado e Filantropia
- Definir impactos e facilitar discussões sobre valores, tolerância ao risco em investimentos beneficentes, paixões e interesses
- Definir metas de impacto e orientar sobre estratégias para alcançá-las
- Discutir opções de veículos assistenciais
- Facilitar o apoio profissional às estratégias definidas
- Fomentar e liderar discussões sobre o tema em todos os níveis da família
Desenvolvimento de Lideranças e de Gerações
- Ajudar a desenvolver características psicológicas e habilidades relevantes para todos os membros da família, em especial a Geração Ascendente
- Estimular e organizar o compartilhamento transparente e eficaz de informações sobre patrimônio e outros, entre as gerações
- Orientar consultores para aconselhamento de carreira, acadêmico e avaliação pessoal, em especial para a Geração Ascendente
- Colaborar com a formação financeira da família
- Facilitar a criação de processos familiares de aprendizagem
Dinâmica do Relacionamento Familiar e do Processo de Decisão
- Estar atento às dinâmicas familiares
- Estimular conversas sobre temas espirituais, religiosos e/ou sobre valores que afetam a coesão e os objetivos da família empresária
- Colaborar na elaboração de um genograma (árvore genealógica gráfica) que indique os principais relacionamentos
- Colaborar com outros consultores que impactem a dinâmica familiar
- Planejar e facilitar reuniões familiares
- Orientar e colaborar com membros da família empresária em momentos de transição
- Elucidar sobre atitudes estereotipadas envolvendo riscos e outras questões de ajuste de riqueza
- Ser flexível para acomodar fatoreis culturais ou transculturais
- Avaliar e auxiliar em relação a questões financeiras e patrimoniais
Planejamento Sucessório
- Auxiliar no planejamento da sucessão/transição, tanto dos negócios quanto da Família
- Avaliar e implementar, com auxílio de consultores quando necessário, programas de liderança e desenvolvimento executivo
- Desenvolver programas para definir, avaliar e promover competências dos membros da Geração Ascendente com potencial para cargos de liderança
- Manter conversas desafiadoras que facilitem as transições e permitam o envolvimento de outras pessoas em posições de liderança